Sobre a OAAR

O que é:
A OAAR é uma organização sem fins lucrativos, autogestionada e independente, destinada a solucionar o problema dos animais de rua da UFRRJ, dando-lhes condições dignas de vida e proporcionando aos estudantes, alternativas práticas e éticas no aprendizado da Medicina Veterinária de animais de companhia.

Onde estamos:
Estado do RJ, no município de Seropédica, a 75km da cidade do Rio de Janeiro.
Objetivos:
Garantir vida digna aos animais de rua da UFRRJ por meio do suprimento de suas necessidades diárias, como cuidados médicos, alimentação, impedir maus tratos, buscar adoção entre outras medidas.

Justificativa:
A Organização foi criada para amenizar a triste situação do animais de rua que se encontram na UFRRJ. Infelizmente, a administração superior não possui atuação nesta área e em grande parte, trata com descaso o contexto dos animais de companhia existentes no campus, não voltando verbas para solucionar as problemáticas da questão.

A maior parte destas vítimas de abandono, provém da própria comunidade de moradores da Rural, os quais em sua maioria, são tutores negligentes e/ou desinformados que criam cachorros e gatos não castrados, sem nenhum controle de acesso as ruas. Estes, por estarem soltos, cruzam entre si e regressam prenhes para seus lares, onde os respectivos possuidores de suas guardas, decidem por abandonar as crias, muitas vezes sem ao menos desmamarem, no entorno dos alojamentos estudantis, por não contarem com condições ou simplesmente vontade de criá-los. Neste cenário, a mortalidade infantil se torna um fator fortemente presente, alcançando índices altíssimos. Vale resaltar que, embora seja pequena frente ao total a porcentagem de animais abandonados no campus por moradores da cidade de Seropédica, consideramos com igual importancia, pois mesmo que poucos, os prejudicados são seres sencientes que estão tendo grande parte de seus direitos básicos violados por indivíduos que os julgam e qualificam como meros objetos.

Temos ciência da importância de garantirmos os direitos individuais dos moradores de rua, no entanto compreendemos que isto não soluciona nem previne novo casos de abandono, que são o verdadeiro problema. Porém não nos propomos a conscientização, devido a existência de muitos grupos e iniciativas que já o fazem no âmbito da UFRRJ. O que falta atualmente, é um grupo de voluntários desinteressados que se ocupem em prover os tratos diários e um mínimo de bem estar aos caes e gatos de rua, encaminhando-os para adoção, e é isto a que nos incumbimos.

Outro aspecto extremamente importante da organização, é o seu funcionamento como uma alternativa prática e ética no aprendizado da medicina veterinária, onde os estudantes, de forma organizada e supervisionada, podem aprender os métodos padrões de diversas cadeiras, enquanto ajudam animais que realmente necessitam de assistência, cumprindo assim com um papel social, ao darem suas contribuições enquanto discentes de veterinária preocupados e antenados com o local onde estudam. Visamos assim, buscando o apoio de professores, criar condições para o posterior abandono de atividades didáticas vivissecsionistas antiéticas, onde são feitas intervenções não curativas com o prejuíjo do animal utilizado, apenas para passar conhecimento, mostrando que poderiam ser beneficiados os animais do campus e Seropédica que realmente necessitem destas intervenções em seus processos curativos.

Gostou do nosso trabalho? Então nos ajude a mudar esta realidade e torne-se alguém que busca fazer o bem para o nosso planeta!